Plano de Atividades e Orçamento 2022
INTRODUÇÃO
Numa breve introdução, cumpre-nos recordar que, desde o princípio do ano de 2020, o mundo foi abalado por uma crise pandémica – o Covid 19. A referida pandemia teve repercussões desastrosas na Colectividade Alentejana. Referindo um dos muitos exemplos, recordamos que todos os eventos culturais e gastronómicos já marcados, desde o princípio do ano de 2020 tiveram de ser cancelados. A Casa do Alentejo suspendeu toda a actividade entre 20 de Março e 5 de Maio. Reabriu portas, mas com muitas restrições, que se mantiveram até ao final do ano.
O ano de 2021 ficará marcado pela continuação dos condicionamentos pelos custos da pandemia e pelas eleições para os Órgãos Sociais da nossa Associação.
A Casa do Alentejo teve de se preparar e adaptar para cumprir todas as normas sanitárias indicadas pela D.G.S..
A partir de 5 de Maio foram alterados os horários dos nossos trabalhadores.
A Direcção recorreu, sem demoras, aos apoios disponíveis criados pelas entidades governamentais.
A Direcção decidiu não fazer despedimentos, cumprir com o pagamento de todos os impostos, reunir com os fornecedores e liquidar as facturas possíveis. Para obviar a tais cumprimentos teve de contrair um pedido de empréstimo a entidades bancárias.
A Direcção contactou e informou não só as autarquias alentejanas como também a C.M. Lisboa, sobre a situação em que se encontrava a Casa do Alentejo e de como as dificuldades não estavam a ser ultrapassadas. Dando, igualmente, conhecimento de tal aos grupos parlamentares e também aos ministérios da Economia, Cultura e Trabalho.
A Direcção informou os sócios e abriu portas à Comunicação Social para lhes dar conhecimento das condições precárias vividas e sentidas na Casa do Alentejo, tendo a nossa Colectividade captado as atenções de jornalistas e repórteres.
Em Dezembro de 2020, o mandato dos Corpos Sociais terminou e realizaram-se eleições. Os novos elementos assumiram o compromisso de dar continuidade ao trabalho e ao empenho que os dirigentes têm dedicado à causa alentejana e aos alentejanos há quase um século. Estes órgãos dirigentes estão na disposição de garantir a sustentabilidade e o futuro da Casa do Alentejo, prosseguindo e viabilizando o esforço da sua estabilidade económica, e propõem-se cumprir o programa que formularam sempre com o propósito de dignificar o Alentejo, a sua Cultura e o seu Povo.
Continuaremos a intervir activamente em todos os espaços que possam contribuir para o crescimento e desenvolvimento sustentado do Alentejo. A nossa Casa do Alentejo é um espaço aberto ao debate de ideias e de propostas para fazer avançar o Alentejo e o País.
No momento presente consideramos de grande importância o contributo da Casa do Alentejo na dinamização da iniciativa cidadã para a criação da CRA (Comunidade Regional do Alentejo), fazendo parte da Comissão Promotora do AMALENTEJO. O apoio à subscrição das várias petições em curso que correspondem a necessidades prementes de quem vive e trabalha no Alentejo, sejam elas do plano social, económico ou cultural.
PLANO DE ACTIVIDADES
O Plano de Atividades para 2022 agora proposto segue as linhas gerais do programa eleitoral apresentado pela lista candidata aos Corpos Sociais eleitos para o triénio 2021–2023.
Estas linhas gerais serão enquadradas num conjunto de objetivos a que a Direção se propõe para o ano de 2022, nomeadamente, o equilíbrio financeiro da instituição, a defesa dos postos de trabalho e um compromisso com a qualidade e a adequação aos dias de hoje, focadas na melhoria contínua de todos os setores de atuação da Casa do Alentejo.